Fórum de Engenharia Mecânica da UTFPR Campus Pato Branco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Disponibilização] Tutorial: Programa para multiplicação de dois números inteiros em linguagem C

Ir para baixo

[Disponibilização] Tutorial: Programa para multiplicação de dois números inteiros em linguagem C Empty [Disponibilização] Tutorial: Programa para multiplicação de dois números inteiros em linguagem C

Mensagem por Gustavo Dom Mar 06, 2011 4:53 pm

Este é o meu segundo tutorial sobre programação em linguagem C.
Este tutorial mostra como é o algoritimo de um programa que multiplica dois números inteiros e mostra o resultado na tela e explica como ele funciona.
É um algoritimo simples, porém peço para que deem uma olhada antes neste tutorial:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pois alguns conceitos dele serão usados aqui, mas não serão explicados pois já foram explicados no primeiro tutorial.
Bom, vamos começar.

Neste tutorial foi usado o IDE Code::Blocks.
Abra o Code::Blocks e crie um novo projeto:
File -> New -> Project -> Console Aplication -> C (não escolha C++, pois esta é outra linguagem) -> coloque o título do seu projeto e o diretório onde será salvo -> por fim, clique em 'finish'.

Copie e cole este código no seu projeto, vou explicar como funciona este algoritimo:
Código:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
//======================================================================================================
//Algoritimo para multiplicacao de dois numeros inteiros.
//Este algorimito multimica dois numeros inteiros informados pelo usuario e mostra o resultado na tela.
//Escrito em linguagem C com o programa Code::Blocks.
//Autor do Algoritimo: Gustavo Colheri Uchida.
//======================================================================================================

int main()  //Declaracao de funcao 'main', a parte mais importante de todo programa.
{
    int numero1;    //Declaracao da variavel de numero inteiro que armazenara o primeiro numero informado pelo usuario.
    int numero2;    //Declaracao da variavel de numero inteiro que armazenara o segundo numero informado pelo usuario.
    int resultado;  //Declaracao da variavel que armazenara o resultado da multiplicacao das variaveis numero1 e numero2.

    printf("================================================================\n"); //Comando de texto.
    printf("Algoritimo para multiplicacao de dois numeros inteiros.\n"); //Comando de texto.
    printf("Este algorimito multimica dois numeros informados \n"); //Comando de texto.
    printf("pelo usuario e mostra o resultado na tela.\n\n"); //Comando de texto.
    printf("Versao 1.0\n\n"); //Comando de texto.
    printf("Autor do Algoritimo: Gustavo Colheri Uchida.\n"); //Comando de texto.
    printf("================================================================\n\n"); //Comando de texto.
    inicio:  //Este e o ponto de inicio do laco, ou seja, o inicio do 'looping' que o programa voltara no final do processo.
    printf("Digite o primeiro numero: "); //Comando de texto.
    scanf("%d", &numero1 );  //Este comando ira armazenar na variavel 'numero1' o valor informado pelo usuario.
    printf("Digite o segundo numero: "); //Comando de texto.
    scanf("%d", &numero2 );  //Este comando ira armazenar na variavel 'numero2' o valor informado pelo usuario.
    resultado = numero1 * numero2;  //Operacao de multiplicacao com as variaveis 'numero1' e 'numero2', o valor da multiplicacao sera armazenada na variavel 'resultado'.
    printf("\nResultado: "); //Comando de texto.
    printf("%d", numero1);  //Comando de texto que mostra o valor da variavel 'numero1' na tela.
    printf(" x "); //Comando de texto.
    printf("%d", numero2);  //Comando de texto que mostra o valor da variavel 'numero2' na tela.
    printf(" = "); //Comando de texto.
    printf("%d", resultado); //Comando de texto que mostra o valor da variavel 'resultado' na tela.
    printf("\n\n\n");  //Comando de texto que pulara tres linhas.
    goto inicio;  //Este e o comando indica o final do 'looping' e fara o programa retornar para o ponto 'inicio'.
}
//Fim do código do algoritimo.
//Propriedade de Gustavo Colheri Uchida (Creative Commons - Open Source)
Aperte F9 para rodar o programa, você irá perceber que é um algoritimo que pedirá ao usuário informar dois números para multiplicação e mostrará o resultado na tela, e depois retornará ao ponto de início.
[Disponibilização] Tutorial: Programa para multiplicação de dois números inteiros em linguagem C Progra10

Agora vamos entender o que estas linhas de código significam:

printf("Texto qualquer");
Como visto no tutorial anterior, esté é um comando de texto.

Os comandos int numero1;, int numero2;, int resultado; são comandos para declarar uma variável com capacidade para armazenar um número inteiro, onde int siginifica o tipo da variável, no caso uma variável para números inteiros, e numero1 o nome da variável.
Este comando é feito da seguinte forma: int nome_da_variavel;.
Como pode se notar, foram declaradas, ou seja, criadas 3 variáveis, chamadas de "numero1", "numero2" e "resultado"

inicio:
Este comando declara um ponto de retorno do código, conhecido como "label" que será ultilizado para fazer o programa retornar ao inicio do processo ao final do código. Ou seja, é o ponto de inicio do um laço, o inicio do 'looping' que o programa voltará no final do processo.
Este comando é feito da seguinte forma: nome_do_ponto:, diferente do ponto-vírgula ultilizado em comandos comuns, o dois-pontos aqui significa que o "nome_do_ponto" é um label, que poderá ser usado como ponto de retorno a qualquer momento atravéz do comando goto nome_do_ponto; , como pode ser visto no final do código, onde é informado para que o programa retorne ao ponto "inicio" através do comando goto inicio;

scanf("%d", &numero1 );
Este comando serve para armazenar um uma variável algum dado informado pelo usuário, neste caso, ira armazenar na variavel "numero1" um número inteiro informado pelo usuário.
Note o código "%d", &, ete código significa que a variável "numero1" está trabalhando somente com números inteiros decimais.

printf("%d", numero1);
É um comando de texto também, porém, ele mostrará o valor de uma variável na tela. neste caso, o "%d", significa que estamos trabalhando com um valor inteiro, e "numero1" o nome da variável que será mostrada o seu valor.

resultado = numero1 * numero2;
Aqui estamos dando um valor para a variável "resultado", sendo que seu valor será igual ao produto da variável "numero1" pela "numero2".
O asterisco significa multiplicação, mas pode ser trocado para soma, subtração ou divisão usando o sinal de +, - ou /.

goto inicio;
Como visto anteriormente, este é o comando indica o final do 'looping' ou laço e irá fazer o programa retornar para o ponto 'inicio'.

No código do algoritimo disponibilizado aqui por mim estão vários comentrários, explicado o que cada linha de código faz.

É claro, um tutorial não vai fazer com que você aprenda sozinho, portanto, brinque com alguns códicos, troque alguns valores do algoritimo, como por exemplo, em vez de multiplicar, faça o programa somar, dividir ou subtrair e veja o que acontece.
Aprender linguagens de programação é também tentar, errar e aprender com os erros. ;D
Gustavo
Gustavo
Administrador
Administrador

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 31
Localização : Pato Branco - PR

https://eng-meca-utfpr-pb.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos